sábado, 9 de outubro de 2010

Princípios fundamentais da estratigrafia

Princípio do uniformitarismo (das causas actuais)
Este princípio diz que as causas que provocaram determinados fenómenos geológicos e biológicos no passado, são as mesmas que provocam esses mesmos fenómenos no presente. Esses fenómenos são considerados lentos e graduais.

Princípio da sobreposição
De acordo com o princípio da sobreposição, numa série de estratos na sua posição original, qualquer estrato é mais recente do que o estrato que lhe serve de base. Desta forma sucessivos estratos criam uma sequência que nos permite ordenar vários fenómenos.
Existe porém várias excepções como a ocorrência de falhas, camadas invertidas, etc.

 












Princípio da continuidade lateral
As camadas sedimentares têm em várias situações uma grande extensão lateral, em que cada camada tem a mesma idade em todos os pontos que lhe pertencem, o que nos permite saber que os seus limites representam superfícies isócronas, ou seja, que a camada foi formada no mesmo intervalo de tempo.
Esta característica é muito importante pois permite-nos estabelecer correlações da idade entre camadas situadas em lugares muito distantes. Por outras palavras, se rochas, apesar de distanciadas, estiverem entre rochas do mesmo tipo, podemos estabelecer uma correlação de idade entre elas.











Princípio da identidade paleontológica
Este princípio refere que estratos que contêm os mesmos fósseis têm a mesma idade. Porém nem todos os fósseis servem para datar as camadas, só os chamados fósseis de idade, que são caracterizados por grupos de espécies que viveram num curto espaço de tempo, mas que tiveram uma vasta área de dispersão.













Princípio da intersecção                                                                                                              Segundo este princípio toda a estrutura geológica que intersecta outra é mais recente do que ela.











Princípio da inclusão
Este princípio diz que se fragmentos de rochas estiverem incorporados numa outra rocha, então estes são mais antigos do que a rocha que os engloba.










Bibliografia:
- Terra, universo de vida (geologia 11º);

1 comentário:

  1. E o principio de que se deve evitar levar a cabo estudos estratigráficos em terrenos fortemente tectonizados, principalmente se os sedimentos forem desprovidos de fósseis guias? Pode soar redundante mas esta regra ainda é desrespeitada!

    ResponderEliminar